CULTURA E SABERES · ÁGUA BRANCA
Quem conduz a visita no Museu das Culturas Indígenas
Na Água Branca, a mediação por Mestres de Saberes e a participação do Conselho Aty Mirim colocam pessoas e perspectivas indígenas na condução do museu.

No Museu das Culturas Indígenas, a mediação faz parte da visita. Segundo as orientações da instituição, os Mestres de Saberes acompanham tanto grupos agendados quanto visitantes espontâneos. A equipe é formada por educadores indígenas, e esse encontro é uma razão concreta para conhecer o espaço na Água Branca.
A proposta também aparece na gestão. O museu integra a estrutura cultural do Estado de São Paulo e é gerido pela ACAM Portinari em parceria com o Instituto Maracá, com protagonismo do Conselho Indígena Aty Mirim. A instituição relaciona sua criação a mobilizações indígenas por território e educação diferenciada.
Pessoas que falam de suas próprias culturas
Um boletim do programa educativo explica que os Mestres apresentam saberes e modos de vida a partir de suas experiências, incluindo realidades indígenas urbanas. O trabalho procura enfrentar representações que tratam povos distintos como se formassem uma cultura única.
Para o visitante, isso muda o tipo de atenção necessário. Perguntas podem ser dirigidas a pessoas que participam da construção do museu, e não apenas a legendas. Reconhecer a autoria de uma obra, o povo a que pertence seu criador e o contexto em que um conhecimento é compartilhado ajuda a evitar generalizações.
Uma sala e uma artista identificadas
O tour virtual da Sala da Jiboia oferece um exemplo dessa abordagem. No sétimo andar, o espaço multiuso reúne intervenções de Rita Sales Huni Kuin e recebe atividades como oficinas, encontros e rodas de conversa. A apresentação digital relaciona as imagens à cosmologia Huni Kuin.
O percurso virtual inclui a história do encontro entre o caçador Yube Inu e a mulher-jiboia Yube Shanu. A artista também contou essa narrativa no catálogo da exposição Moquém_Surarî, realizado pelo MAM em 2021 e indicado pelo próprio museu. Identificar Rita e o povo Huni Kuin torna a referência mais precisa do que falar apenas em “arte indígena”.
Planejar a visita e continuar depois
A programação não se limita às exposições. A página de formação registra o Cineclube TAVA, dedicado à produção audiovisual indígena e acompanhado por comentários de realizadores ou Mestres de Saberes. É uma possibilidade para voltar ao museu a partir de outro interesse; as datas devem ser conferidas na agenda.
Visitantes espontâneos não precisam preencher o formulário destinado a grupos. Para grupos, o museu exige agendamento e confirmação por e-mail; enviar o pedido não garante a reserva. Essa diferença é especialmente importante para escolas e visitas organizadas.
Conhecer o MCI pode começar pela mediação presencial e continuar pelos materiais digitais. O tour, os boletins educativos e a programação permitem aprofundar referências específicas e encontrar nomes, obras e perspectivas que uma apresentação genérica dos povos indígenas deixaria de fora.














